quarta-feira, setembro 30, 2009

Coisas que gostava de ter escrito...(repost)

.. Mas ali encontro, derramados em todo o seu esplendor (e como em tantos outros sites e blogues da net), os dois piores defeitos, se não mesmo características, do portuguesinho: a inveja e a cobardia. A inveja dos medíocres para com os que se destacam ou triunfam, e a cobardia dos anónimos, dos que só têm coragem quando o inimigo está de costas ou a mão que atira a pedra é escondida. Já o disse uma vez e já o penso há muito: a net e o seu anonimato garantido parecem inventados de encomenda para servirem os piores defeitos dos portugueses. Não que a politica e os politicos não mereçam tantas vezes desconsideração ou mesmo repúdio. Mas o teor e a arrogante ignorância destes comentários, a viscosa inveja que deles transparece sem subterfúgios, o tom de ofensa e calúnia pessoal com que tratam qualquer político, as escabrosas difamações pessoais como argumento de razão, são simplesmente deprimentes e chegam a ser revoltantes. Não conheço nenhum povo que trate assim o poder e os seus governantes, nenhum que tenha a soberba de achar-se sempre melhor, infinitamente mais sério e mais inteligente que os seus governante. Palavra de honra que, embora tantas e tantas vezes eu próprio me irrite com a politica e os politicos, custa-me a perceber como é alguém ainda tem vontade de fazer política em Portugal: eu não aguentava nem quinze dias!"

Miguel Sousa Tavares, Expresso

Post Scriptum - não gosto de me exceder! e fico chateado comigo quando o faço! mas há coisas que para mim são sagradas e que não admito! e reconheço que não o devia ter feito! Mas honestamente a paciência tem limites: é assim tão grave decidir apoiar algo em que realmente se acredita?

Não há nada mais bonito que o verdadeiro amor...

Jantar no Nerbe de apresentação do programa e listas!

Estiveram cerca de 1000 pessoas. Mais não digo. Excepto um obrigado pela gentil referência!*

* leitores: reparam na quantidade de insultos que esta noite foram escritos neste blogue? A mim, ao Jorge Pulido Valente e ao Drº Barriga? Porque será?!!!

terça-feira, setembro 29, 2009

Dizem que é sondagem...

... e está ali de lado! Em quem vai votar no dia 11 de Outubro para a Câmara Municipal de Beja!

PS - Se quiser votar num inquérito a sério, pode votar no blogue Arrastão!

Começo a aborrecer-me...

... de andar a carregar o computador entre casa e a escola. E que infelizmente não é tão leve como o da foto, nem o meu rabinho é tão apelativo como este...

Então, buga lá falar de eleições... autárquicas...

Tenho andado a evitar o tema, mas agora é incontornável! Para evitar mandar uma por dia, três ou quatro notas breves sobre as eleições de dia 11 de Outubro!

Primeira - o programa Beja Capital será disponibilizado esta noite no jantar da candidatura no Nerbe; não vou tecer comentários sobre o mesmo, excepto uma ou outra explicação! Reitero apenas que foi algo que me deu um profundo prazer realizar e, apesar de ciente das críticas, gostei do resultado final! (claro que alguns vão dizer muito mal e tratar-me como débil mental, mas, recordo, que mesmo sem conhecerem o programa, já escreveram mal dele...)

Segunda - o que é feito do concurso da CMBeja? Apresentado como medida urgente de combate ao desemprego, depois como forma de colocar no quadro os trabalhadores camarários a recibos verdes, com laivos de modo de combater o futuro desemprego político, está parado há meses! O que não espanta ninguém: o mesmo lugar foi oferecido a quatro e cinco pessoas, pelo que antes das eleições os resultados não podiam sair! O tempo pode tirar-me razão: mas se perderem as eleições de 11, no dia a seguir marcam as entrevistas para resolver... assuntos pendentes!

Terceira - Honestamente, alguém sabe de alguma proposta da CDU para a CMBeja? Em Janeiro pediram a maioria absoluta (!!!) e que queriam fazer de Beja a maior e melhor cidade do Alentejo! Mas como? Quais as ideias? Quais os projectos? Qual a estratégia? Escrevi muitas vezes que o Dr. Francisco Santos, de quem há muito discordo, era um homem sério e honesto: fiquei triste por ter permitido os cartazes da Cabeça Gorda e ouvi-lo "chamar reles funcionário a quem não manda nada", foi algo que, sinceramente, nunca esperei!

Quarta - Não me recordo de uma tua abjecta utilização de dinheiros públicos em campanha eleitoral como o que tem feito a CMBeja este ano: o disparate do Festival da Juventude, 3 dias para festejar o dia da cidade, o Beja orgulha-se nas aldeias, as dezenas de cartazes espalhados pela cidade pagos pela Câmara (o leitor sabe o preço daquilo?!!), a oferta de bilhetes para a tourada, as oito páginas do Boletim Municipal, quinze dias de festa para comemorar a bibliobus (quase que se gastou mais na festa que no bus!!!), etc, etc, etc!

Quinta - Alguns ficam melindrados quando se diz o óbvio: este foi o pior mandato de sempre na CMBeja! Mas honestamente alguém duvida, que o pior Carreira Marques é melhor que Francisco Santos? Existe alguém por aí que tenha coragem de afirmar, assinando, que alguma vez Carreira Marques teve um mandato tão mau como este? Fica o repto...

domingo, setembro 27, 2009

Breve nota sobre as eleições...

Terminados os discursos da noite e com os resultados quase finais, três ou quatro notas sobre as eleições desta noite! Como os leitores sabem falei muito pouco sobre legislativas, com uma única excepção aqui. Estive e estava com muitas dúvidas e estou convencido que o próximo Governo de Sócrates vai durar poucos anos e espero que daqui a 2 anos tenha mais certezas que as dúvidas de hoje!

Sobre os resultados, confesso que apesar de tudo senti algumas surpresas!
A vitória do PS foi um pouco maior do que eu esperava, mesmo tendo em conta as mais recentes sondagens (nas europeias, deu o que deu)! O PCP teve um resultado fraco e mesmo o facto de ter mais um deputado não apaga o facto de ser hoje a quinta força política! Por mais que se tente gritar vitória, após dia 12 o PCP vai ter de reflectir! O PSD é claramente o maior derrotado da noite: ainda que tenha mais 7 deputados, há um mês atrás era impensável que o PSD ficasse 7% abaixo do PS.
Por mais que me faça confusão e me cause estupefacção, tenho de reconhecer que o resultado do BE foi muitíssimo bom: duplicou o número de deputados o que é extraordinário! A melhor notícia da noite e excepcional resultado do CDS: não apenas cresceu 9 deputados, como passou os 10% e é hoje a terceira força política! Melhor notícia do que isso, só mesmo o facto de nem com o BE, nem com o PCP o PS pode ter maioria absoluta!

Não termino sem uma menção aos efeitos destes resultados nas autárquicas! A vitória do PS hoje não se deve extrapolar para as autárquicas: são eleições diferentes! Mas ninguém é parvo nem ingénuo: Pulido Valente tem hoje condições extraordinárias para ganhar daqui a 15 dias. Porque o PS ganhou, porque o PSD cresceu 5oo votos, porque o CDS cresceu e o BE teve um excelente resultado no concelho: e todos sabemos que muitos destes eleitores podem votar diferente a 11 de Outubro! Mas, dizer isto não é cantar vitória antes de tempo: hoje é óbvio que a CMBeja é acessível: mas a "guerra" ainda não começou e TODOS os votos vão contar. Nomeadamente o seu que deseja a mudança e sabe que a mudança é BejaCapital!

São 22.07...

... e já falaram os grandes vencedores da noite: Manuela Ferreira Leite e Jerónimo de Sousa!

Os resultados no Distrito de Beja

PS
Partido Socialista
34,82%
28.619 votos
2 mandato(s) para o PS
2
PCP-PEV
CDU - Coligação Democrática Unitária
28,92%
23.771 votos
1 mandato(s) para o PCP-PEV
1
PPD/PSD
Partido Social Democrata
14,67%
12.056 votos

B.E.
Bloco de Esquerda
10,06%
8.264 votos

CDS-PP
CDS - Partido Popular
5,71%
4.696 votos

PCTP/MRPP
Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses
1,57%
1.293 votos

MPT-P.H.
FEH - Frente Ecologia e Humanismo
0,31%
258 votos

MEP
Movimento Esperança Portugal
0,3%
247 votos

PPM
Partido Popular Monárquico
0,22%
181 votos

MMS
Movimento Mérito e Sociedade
0,2%
161 votos

P.N.R.
Partido Nacional Renovador
0,16%
134 votos

PPV
Portugal pro Vida
0,16%
128 votos

POUS
Partido Operário de Unidade Socialista
0,15%
120 votos


EM BRANCO
1.5%
1.232 votos
NULOS
1.24%
1.023 votos

Os resultados no Concelho de Beja

PS
Partido Socialista
31,88%
5.979 votos
PCP-PEV
CDU - Coligação Democrática Unitária
27,87%
5.227 votos
PPD/PSD
Partido Social Democrata
16,58%
3.109 votos
B.E.
Bloco de Esquerda
11,64%
2.182 votos
CDS-PP
CDS - Partido Popular
6,95%
1.303 votos
PCTP/MRPP
Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses
1,17%
220 votos
MEP
Movimento Esperança Portugal
0,3%
56 votos
MPT-P.H.
FEH - Frente Ecologia e Humanismo
0,21%
39 votos
MMS
Movimento Mérito e Sociedade
0,18%
33 votos
P.N.R.
Partido Nacional Renovador
0,17%
31 votos
PPM
Partido Popular Monárquico
0,17%
31 votos
PPV
Portugal pro Vida
0,09%
16 votos
POUS
Partido Operário de Unidade Socialista
0,05%
9 votos

EM BRANCO
1.65%
310 votos
NULOS
1.1%
207 votos